i

Convocatória Revista de Arquitectura N.º 47

Formas de observar a sustentabilidade arquitetônica + TEMÁTICA LIVRE

 

Data limite de recepção de artigos: 10 de setembro de 2024

A METÁFORA PERPENDICULAR COMO FERRAMENTA PARA COMUNICAR UMA POSIÇÃO ARQUITETÔNICA

Autores

Resumo

A metáfora perpendicular busca conceptualizar uma realidade, expressar uma parte dela, algo de outra forma inominável e incomunicável. Isso ocorre porque "[...] Não vivemos na realidade, mas nas metáforas que tornam uma realidade específica 'legível' entre outras também possíveis." (Durán Guerra, 2011, p. 113). Dessa forma, pretendemos ampliar essa realidade legível, tentamos definir algo que até então não estava definido, mas que existia e existe. Entendendo o arquitetônico como o substantivo que abrange todas as ações que o ser humano realiza para dar ordem, este artigo apresenta a metáfora perpendicular como um meio para comunicar uma posição que o ser humano assume antes de realizar qualquer ação organizadora (arquitetônica). Busca-se lançar luz sobre o complexo processo de produção arquitetônica que afeta, entre outros aspectos, o mundo construído.

Palavras-chave:

Arquitetônica, metáfora, perpendicular, posição

Referências

Argan, G. C. (1969). Proyecto y destino. Universidad Central de Venezuela.

Berg Costa, L., Moreno, R. y Guzmán, F. (2022). De explanadas y plazas. Génesis y transformaciones del entorno sagrado de las iglesias de Chiloé. Revista de Arquitectura, 27(42), 22-41. https://doi.org/10.5354/0719-5427.2022.66418

Blumenberg, H. (1999). Las realidades en que vivimos. Paidós.

Blumenberg, H. (2003). Paradigmas para una metaforología. Trotta.

De Chile. (1998). Diccionario etimológico castellano en línea. http://www.dechile.net/

Delgado Cámara, E., Martínez Arroyo, C. y Pemjean Muñoz, R. (2023). Obra abierta. Transformaciones de la primera casa Frey en Palm Springs 1940-1963. Revista de Arquitectura, 28(45), 32-53. https://doi.org/10.5354/0719-5427.2023.71964

Díaz Gómez, J. L. (2015). Razón de estar: cognición y cerebro partícipe. Ludus Vitalis, 23(44), 85-107.

Gadamer, H.-G. (2001). Verdad y método I. Sígueme.

Gama, L. E. (2021). El método hermenéutico de Hans-Georg Gadamer. Escritos, 29(62), 17-32.

https://doi.org/10.18566/escr.v29n62.a02

Heidegger, M. (2001). Conferencias y artículos. Ediciones del Serbal.

Lakoff, G. y Johnson, M. (2022). Metáforas de la vida cotidiana. Cátedra.

Llopis-García, R. (2015). Las preposiciones y la metáfora del espacio: Aportaciones y potencial de la lingüística cognitiva para su enseñanza. Journal of Spanish Language Teaching, 2(1), 51-68. https://doi.org/10.1080/23247797.2015.1042214

López-Galiacho Carrilero, E. (2014). Habitar lo irreal: aproximaciones a una arquitectónica de los mundos virtuales [Tesis doctoral]. Universidad Politécnica de Madrid. E.T.S. de Arquitectura, Madrid.

Martínez García, B. (2008). El aprendizaje de la cultura y la cultura de aprender. Convergencia, 15(48), 287-307.

Morales, J. R. (1999). Arquitectónica: sobre la idea y el sentido de la arquitectura. Biblioteca Nueva.

Nicol, E. (2013). Psicología de las situaciones vitales. Fondo de Cultura Económica.

Piñero Piñero, G. (2019). Metáfora conceptual y construcción del antagonista en el discurso parlamentario español. Bulletin of Spanish Studies, 96(10), 1567-1583. https://doi.org/10.1080/14753820.2019.1658342

Real Academia Española. (2021). Diccionario de la lengua española [versión 23.5 en línea]. https://dle.rae.es

Salazar, L. d. C. C. (2022). Aspecto en dos preposiciones: El caso de hacia y hasta. Normas, 12(1), 152-168.

Seguí de la Riva, J. (2009). Dibujar, proyectar XIII. Qué es arquitectura (1). E.T.S. Arquitectura UPM.

Torregroza-Lara, E. J. (2018). Metáforas para pensar la ciudad. Palabra Clave, 21(1), 36-57. https://doi.org/10.5294/pacla.2018.21.1.3

Tuset Davó, J. J. (2023). La comunidad toma el mando: terreno baldío, calle y ciudad. Revista de Arquitectura, 28(44), 34-55. https://doi.org/10.5354/0719-5427.2023.69982

Vilchynska, T., Bachynska, H., Verbovetska, O., Babii, I., Svystun, N., & Sokol, M. (2021). Conceptual metaphor as a linguomental tool of reality knowledge: identification problem. Revista EntreLinguas, 7(3), 21-64. https://doi.org/10.29051/el.v7iesp.3.15735